A nutrição esportiva é uma das áreas que mais cresce no campo da nutrição. Isto acontece porque cada vez mais os atletas se conscientizam da necessidade de uma alimentação adequada, para melhorar o desempenho esportivo e a composição corporal.

A harmonia entre esportes e dieta pode ser alcançada com a ajuda de um profissional com conhecimento em fisiologia e bioquímica. Esse profissional é responsável também por estudar a modalidade esportiva do paciente. Fatores como frequência, duração, horários e intensidade do exercício praticado vão implicar diretamente no planejamento alimentar.

Indivíduos com necessidades aumentadas, como atletas e esportistas, eventualmente podem precisar de suplementação para suprir a demanda por determinados nutrientes. Existem suplementos para ganho de desempenho capazes de contribuir muito em casos específicos. Porém, a recomendação de suplementos alimentares e a elaboração de dietas para esportistas só devem ser realizadas por profissionais nutricionistas habilitados, preferencialmente aqueles que têm afinidade com esta área da nutrição.