A alimentação vegetariana pode trazer muitos benefícios para a saúde humana. Diversos estudos têm demonstrado resultados favoráveis em relação ao uso da dieta vegetariana para prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, cardiopatias e câncer. As dietas vegetarianas podem ser aplicadas em todos os ciclos da vida, inclusive na infância e gestação.

Além de melhorar a saúde, o vegetarianismo pode ajudar a protejer o nosso planeta. Já que a pecuária é o principal responsável pelo desmatamento da Amazônia, contribui para a poluição da água, aquecimento global e desperdício de alimentos. Fora o beneficio de protejer os animais.

A alimentação vegetariana, assim como qualquer tipo de alimentação, merece um cuidado profissional. O nutricionista é a pessoa mais capacitada para adequar a ingestão de todos os nutrientes ao perfil de cada paciente, ajustar a alimentação para atingir objetivos específicos (tais como emagrecimento, ganho de massa muscular ou performance no esporte) e para verificar a necessidade de suplementação.